07/06/2016
A capacitação de 60 conselheiros tutelares, de 18 municípios do território de identidade do Sisal, no último dia 06, foi a primeira atividade que iniciou a Caravana da Justiça Social na cidade de Serrinha. O curso segue até o dia 10, com carga horária de 40hs, e conta, também, com a participação de técnicos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e estudantes de Serviço Social, com um total de 80 participantes.
A capacitação dos conselheiros tutelares está dividida em quatro grandes temas de discussão. Os Marcos Regulatórios da Proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente, foram os temas abordados no primeiro dia do curso. No dia seguinte, os instrutores detalharamos conceitos, características básicas, atribuições legais e competências dos conselhos tutelares.
Finalizando o curso, nos dias 08 e 09, foram apresentadas as metodologias de atendimento, habilidades para a atuação dos conselhos tutelares, bem como os desafios para a intervenção interdisciplinar e intersetorial para a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Compareceram a abertura da capacitação de conselheiros tutelares, realizada no Centro de Pesquisas, Cultura e Tecnologias Educativas da Região do Sisal, a Promotora de Justiça, Letícia Baird, o secretário de Assistência Social do município, José Vandeval Lopes Júnior, a vereadora Helena Barreto, representando a Câmara Municipal de Serrinha, a Coordenadora Executiva de Conselhos da SJDHDS, Irani Lessa, e a Articuladora Estadual do SIPIA, Walquíria Mello.
Caravana da Justiça Social–A Caravana é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que oferece cursos, oficinas, capacitação e serviços das áreas de assistência social, segurança alimentar, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil, saúde e atividades de lazer para as famílias do interior do estado.
Fonte: SJDHDS